XIIIº Caruru dos Sete Poetas: Recital com gostinho de dendê




No dia 22 de setembro, (sábado), acontecerá em Cachoeira (Bahia) a O evento une à literatura um momento da tradição cultural e religiosa baiana, integrando diversas linguagens e manifestações artísticas, tanto para o público adulto quanto o infantil, além de Quermesse de Livros, na Igreja D’Ajuda, que reunirá editoras independentes e obras de autores da EBESC - União Baiana de Escritores.


Este ano, o Caruru presta homenagem ao poeta negro baiano, José Carlos Limeira (1951 – 2016), um dos poetas mais importantes da literatura negra contemporâna, autor de O Arco-íris Negro” (1978) e “Atabaques (1983)” em parceria com Éle Semog, “Black Intentions” (2003) e “Malakê” (2008), Encantadas. Salvador: Ogum’s Toques Negros, 2015. Na homenagem, além do lançamento o Prêmio José Carlos Limeira de Poesia Negra para poetas inéditos, promovido pela Portuário Atelier Editorial, haverá apresentação de performance do Grupo de Poesia Resistência Poética e da Oficina Negra de Teatro, dirigida pelo professor Raimundo Moura,


O Recital é gratuito e acontece em praça pública, no Largo d’Ajuda, na Heróica cidade da Cachoeira.


A programação começa às 10h com Peleja de Cordelistas e Heppers na Feira Livre de Cachoeira sob o comando dos poetas Denisson Palumbo e Rilton Jr., anunciando a todxs o Caruru dos Sete Poetas. Às 15 horas, no Largo d’Ajuda, entra na roda e vem brincar com a gente na programação infantil do Caruru dos 7 Poetas. Vai ter oficina de pintura e o Arame das Artes com Davi Rodrigues, festival de bolhas de sabão, brincadeiras e contação de histórias.


Às 20, o XIIIº Recital com Gostinho de Dendê é aberto nos passos da dança o Grupo Cultural Raízes do Ébano, com a performance Ibeji. Em seguida, o Coletivo Novos Cachoeira, sob a direção do músico Sólon de Albuquerque Mendes, apresenta um concertos fruto das oficinas e encontros musicais, as quais possibilitam a criação de novas harmonias, composições e arranjos que conferem ineditismo a um repertório repleto de intervenções autorais. Todos os arranjos e composições são escritos por membros do grupo, especialmente para o grupo e seu público.


Com a apresentação do poeta Tiago Oliveira, Gato Preto, os sete poetas: Alex Simões (Ba), Celso Borges (Ma), NegaFya (Fabiana Lima) Laura Castro (Ba), Pedro Pereira Lopes (Maputo – Moçambique), Ricardo Aleixo (MG), Rómulo Bustos Aguirre (Cartagena de Índias – Colômbia) são convidados a recitar e celebrar o XIIIº Caruru dos Sete Poetas: Recital com Gostinho de Dendê, apresentando seus versos em Sete Rodadas de Poesia.


O encerramento fica por conta do grupo musical Gêge Nagô, que integrará intervenções poéticas em seu repertório, além das cantigas afro-barrocas de seu repertório atendo às tradições afro-brasileiras, neste momento também é servido o tradicional Caruru para o público.


Numa analogia aos sete meninos das manifestações religiosas este projeto promove o encontro de sete poetas para recitar seus versos e celebrar nossa cultura e arte literária. É a (biblio) diversidade da poesia, da comida baiana, exposição/comercialização de livros e performances artísticas numa celebração pública e integradora é que faz do Caruru dos Sete Poetas, uma tradição no calendário literário da Bahia. Em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, onde acontece desde 2005, e faz referência ao caruru dos sete meninos, de reverência aos Ibejis, da tradição afro-brasileira, e aos santos católicos São Cosme e Damião.


O Caruru é uma iniciativa da Portuário Atelier Editorial, em parceria com Casa de Barro – Cultura, Arte, Educação, Grupo Cultural Raízes do Ébano, Gege Nagô, Coletivo Novos Cachoeiranos e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cahoeira e conta com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia / Secretaria de Cultura / Secretaria da Fazenda / Governo do Estado da Bahia.


SERVIÇO


O que: 13ª edição do Caruru dos 7 Poetas – Recital com Gostinho de Dendê

Onde: Largo d’Ajuda. Cachoeira/BA

Quanto: Gratuito

Produção: Portuário Atelier




Editorial

27 visualizações
  • whatsapp_PNG8
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2023 por Jade & André. Editado LEMOS MARKETING