Lançamento do livro de poesia trans formas são


O poeta e performer Alex Simões abre a coleção contemporaneidades periféricas da editora organismo com o seu mais novo livro: trans formas são. A publicação conta com prefácio de Allan da Rosa e orelha de Ricardo Aleixo e projeto gráfico de Thais Geckseni.  A coleção busca apresentar ao público aquelas textualidades que se inserem na semiose das produções de sujeitos, territórios e culturas subalternizados historicamente. A proposta busca visibilizar as diversas formas de inscrição do contemporâneo nos muitos territórios e formações discursivas que atravessam a contemporaneidade.


O livro conta com 38 poemas, distribuídos em três partes, que perguntam à poesia, às palavras, às pessoas, aos animais, às coisas e ao próprio poeta o que virão/viremos a ser. A obra também fala sobre distintas temporalidades convivendo, nem sempre pacificamente, aqui e agora. Para tanto, o poeta lança mão de diversos procedimentos estéticos, principalmente a apropriação, para deixar em suspenso o assombro de estar vivo, apesar da necropolítica, contra a qual se insurge pela poesia. É o que bate na memória de uma pele – neste caso, preta, gay,  cis, entre outras circunstâncias –  e que assombra pela beleza, pelo horror, pelo afeto, pelo susto mesmo.


Para Jorge Augusto, editor e idealizador da coleção, “os corpos, a tradição, o desejo, a literatura, estão em trans formas são, inscritos no movimento do tempo, no devir que faz das coisas e dos seres, contemporâneos”. Esses deslocamentos nos poemas de Alex ocorrem sempre em multiplicidade, como apontou o poeta Ricardo Aleixo “nada nessa coleção de poemas aponta para a certeza [...] Essa como que aposta no múltiplo quem sabe para fazer com que se revele a figura fugidia do uno...” ou quem sabe para afirmar sua impossibilidade. O certo é que trans forma são, aponta caminhos para pensarmos esse movimento do ser no tempo, e a partir disso compreendermos o contemporâneo em sua multiplicidade.


O livro de Alex Simões será lançado dia 18 de agosto, na Casa Rosada, situada na Travessa dos Barris, 30 (antigo Quixabeira). O evento ocorrerá das 15h às 21h  e terá ainda, às 17h,  performance inédita com participação de André Oliveira e mais algumas surpresas. O livro custará 30 reais.


Alex Simões é poeta e performer. Publicou Quarenta e uns sonetos catados (Domínio Público, 2013) , (hai)céufies (Esquizo Editora, 2014) eContrassonetos catados & via vândala (Mondrongo, 2015).  Tem um blog: toobitornottoobit.blogspot.com.br


Serviço:

Data: 18/08/2018, das 15h às 21h. Valor do livro: R$ 30,00.

Local: Casa Rosada (Travessa dos Barris, 30, Barris)

Contato: poetalexsimoes@gmail.com tel: 71- 9 93950435

15 visualizações
  • whatsapp_PNG8
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2023 por Jade & André. Editado LEMOS MARKETING