O que é ler, afinal ?



O isolamento devido ao Coronavírus tem nos evidenciado distintas dimensões que a leitura pode ocupar em nosso cotidiano. Uma delas, promovida pela editora Portuário no Atelier de Leituras, é a possibilidade de diálogos e intercâmbios lítero-culturais com artistas da palavra, tradutores, editores e professores. A partir de encontros virtuais, suas poéticas, escrita, processos criativos, livros, e experiências com o ato, a prática, as políticas, o hábito, da leitura, nos possibilita percebê-la para além do mundo dos livros, mas não sem eles: O que é ler, afinal ?


Levando em consideração seus protocolos, suas múltiplas dimensões, e com a premissa de que a leitura precede diversas práticas, não apenas a escrita criativa ou literária, o Atelier de Leituras te pergunta: Qual o lugar da leitura na sua formação e nos processos criativos que te reelaboram? Em que medida suas leituras modelam a arte e a poética que te provoca ultrapassar o silêncio habitado em cada palavra ou objeto lido?


O Atelier de Leituras acontecerá todas as quartas de agosto, às 15h., transmitido pelo Facebook. Live em nossa página: Portuário Atelier Editorial


Com a mediação de João Vanderlei de Moraes Filho. a programação de agosto será:


DIA 05 - Carlos Yeshua / José Geraldo Neres


DIA 12 - Landê Onawalê Munzanzu / Vânia Melo


DIA 19 - Cleberton Santos / Wladimir Cazé



DIA 26- Adriano Eysen Rego /Cacau Novaes




Convidades


Carlos Yeshua, (jornalista, profissional de Marketing, pós-graduado (MBA) em Gestão de Rádio e TV e Especialização em Linguagem e Produção Textual), José Geraldo Neres (poeta, ficcionista, roteirista, dramaturgo, produtor e gestor cultural, arte-educador, compositor, e intérprete: arteiro e contador de histórias. Simplesmente NERES), Landê Onawalê (Licenciado em História pela Universidade Federal da Bahia, professor da rede estadual de ensino. Colaboradora com a revista eletrônica Afirma - comunicação e pesquisa), Vânia Melo (Mestranda no Programa de Literatura e Cultura da UFBA, Especialista em Metodologia do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira pela Faculdade São Salvador, Graduada em Letras Vernáculas pela UFBA. Professora.),

Cleberton Santos (é poeta e professor do IFBA – campus Santo Amaro. Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS), Wladimir Cazé (Pernambucano, nascido em Petrolina no dia 22 de Setembro de 1976. Doutorando em letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui mestrado em letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Espírito Santo (2016) e graduação em Comunicação Social: Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1998), Adriano Eysen (Poeta, crítico literário, professor Assistente de Literatura Portuguesa e Brasileira da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)),.Cacau Novaes (Doutorando em Língua e Cultura; Mestre em Letras (UFBA); Especialista em: Língua Portuguesa; Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual; Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa (MBA)).


136 visualizações
  • whatsapp_PNG8
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle
  • Instagram - White Circle

© 2023 por Jade & André. Editado LEMOS MARKETING